segurança pública

Gabinete de Gestão Integrada Municipal discute novo contrato de câmeras do cercamento eletrônico

Gabinete de Gestão Integrada Municipal discute novo contrato de câmeras do cercamento eletrônico

Foto: PMSM (Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (1°), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) realizou uma reunião para alinhar as próximas ações. O encontro tratou da formalização dos 16 integrantes do grupo e do novo contrato de câmeras que compõem o cercamento eletrônico em Santa Maria.

Conforme a prefeitura municipal, também foi dado início aos planejamentos para a futura criação de uma secretaria municipal de Segurança Pública, o que deve fazer com que mais recursos estaduais e federais sejam destinados à cidade para este fim. 

– As reuniões do GGI-M são importantes para que possamos alinhar as ações que vêm sendo desempenhadas e que ocorra um momento de trocas para vermos como tem sido o apoio dado pelo Ciosp e toda sua estrutura. Este modelo que implementamos em Santa Maria está começando a ser seguido em todo o Brasil, dado aos resultados que estamos obtendo no videomonitoramento e auxílio às forças de segurança – explica o vice-prefeito e coordenador do GGI-M, Rodrigo Decimo.

O superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria, Sandro Nunes, apresentou casos em que o Ciosp, por meio das câmeras de videomonitoramento, atuou na identificação de suspeitos de praticar crimes no Município. 

Ainda durante a reunião, foi pedido que os participantes elencassem os locais onde novas câmeras de segurança poderiam ser instaladas e, assim, agregar ao sistema de videomonitoramento. 

Também participaram da reunião o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro; o subchefe do gabinete do prefeito, Carlos Vianna; a secretária de Educação, Lucia Madruga; o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz; o delegado regional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Thiago Nothen; o delegado adjunto da Susepe, Evandro Nascimento; o agente penitenciário da Susepe, Elton Marafiga; o perito criminal e coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Perícias (5ª CRP) do Instituto Geral de Perícias (IGP), Railander Alves Barcellos; o tenente do 1° Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Brigada Militar, Antônio Marcos Martins; o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism) e do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Luiz Fernando Pacheco; bem como demais integrantes do Ciosp.

O GGI-M

Criado em 2009, o GGI-M reúne representantes dos órgãos de segurança pública para tratar de pautas prioritárias sobre a segurança em Santa Maria. O órgão retomou as atividades em março de 2022, após mais de cinco anos inativo. Ao todo, 16 representantes da Prefeitura, órgãos de segurança e sociedade civil formam o gabinete.

Jovem que era monitorado pela polícia é preso por tráfico de drogas em Santa Maria Anterior

Jovem que era monitorado pela polícia é preso por tráfico de drogas em Santa Maria

Câmeras flagram momento do furto dos bustos na Praça Saldanha Marinho Próximo

Câmeras flagram momento do furto dos bustos na Praça Saldanha Marinho

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI