Foto: PMSM (Divulgação)
Na manhã desta quinta-feira (1°), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) realizou uma reunião para alinhar as próximas ações. O encontro tratou da formalização dos 16 integrantes do grupo e do novo contrato de câmeras que compõem o cercamento eletrônico em Santa Maria.
Conforme a prefeitura municipal, também foi dado início aos planejamentos para a futura criação de uma secretaria municipal de Segurança Pública, o que deve fazer com que mais recursos estaduais e federais sejam destinados à cidade para este fim.
– As reuniões do GGI-M são importantes para que possamos alinhar as ações que vêm sendo desempenhadas e que ocorra um momento de trocas para vermos como tem sido o apoio dado pelo Ciosp e toda sua estrutura. Este modelo que implementamos em Santa Maria está começando a ser seguido em todo o Brasil, dado aos resultados que estamos obtendo no videomonitoramento e auxílio às forças de segurança – explica o vice-prefeito e coordenador do GGI-M, Rodrigo Decimo.
O superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria, Sandro Nunes, apresentou casos em que o Ciosp, por meio das câmeras de videomonitoramento, atuou na identificação de suspeitos de praticar crimes no Município.
Ainda durante a reunião, foi pedido que os participantes elencassem os locais onde novas câmeras de segurança poderiam ser instaladas e, assim, agregar ao sistema de videomonitoramento.
Também participaram da reunião o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro; o subchefe do gabinete do prefeito, Carlos Vianna; a secretária de Educação, Lucia Madruga; o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz; o delegado regional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Thiago Nothen; o delegado adjunto da Susepe, Evandro Nascimento; o agente penitenciário da Susepe, Elton Marafiga; o perito criminal e coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Perícias (5ª CRP) do Instituto Geral de Perícias (IGP), Railander Alves Barcellos; o tenente do 1° Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Brigada Militar, Antônio Marcos Martins; o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism) e do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Luiz Fernando Pacheco; bem como demais integrantes do Ciosp.
O GGI-M
Criado em 2009, o GGI-M reúne representantes dos órgãos de segurança pública para tratar de pautas prioritárias sobre a segurança em Santa Maria. O órgão retomou as atividades em março de 2022, após mais de cinco anos inativo. Ao todo, 16 representantes da Prefeitura, órgãos de segurança e sociedade civil formam o gabinete.